terça-feira, 19 de outubro de 2010

Breve Histórico da U.E.ES Profº. Astério de Campos

A U.E.ES. Profº. Astério de Campos foi fundada no dia 21 de outubro de 1960, sob a denominação de Escola de Educação para Surdos, na gestão do Governador Luís Geólas Moura Carvalho, por meio do Decreto nº 3174, funcionando na Escola Serra Freire, anexo do IEP (Instituto de Educação do Pará), sob a direção da Profª. Cordélia Nunes Rayol, tendo como objetivo o desenvolvimento das potencialidades dos alunos surdos e sua inclusão social.
O nome Astério de Campos foi em homenagem ao mestre e jornalista Astério de Campos, baiano, nascido a 10 de agosto de 1893 e falecido em 07 de fevereiro de 1968, aos 75 anos. Ocupou o cargo de Profº. catedrático do Instituto de Educação e o de Psicologia da Linguagem no Instituto Nacional de Surdos, Assistente e Secretário Geral de Educação. É o autor da letra do hino ao surdo brasileiro.
Integra a estrutura da Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará - SEDUC, como uma das unidades da Coordenadoria de Educação Especial - COEES. Tem como Diretora, a Profª. Kátia do Socorro Carvalho Lima e, Vice-Diretora, Profª. Lena Selma Bezerra do Nascimento. A Unidade é composta também de uma equipe técnica, interdisciplinar, formada por Pedagogos, Psicólogos, Assistentes Sociais, Fonoaudiólogos e Odontólogos e um corpo docente, equipe administrativa, apoio operacional e Conselho Escolar.
Para alcançar os objetivos delineados no Projeto Político Pedagógico da Unidade, ela oferece os seguintes níveis de ensino: Educação Infantil, desde a Estimulação Precoce, Maternal, Jardins I e II, Alfabetização, Ensino Fundamental de 1ª à 4ª série, Educação de Jovens e Adultos e um Curso Pré-Vestibular e, os serviços de apoio à inclusão educacional: Sala de Recursos e Serviço Itinerante.
A escola tem como missão: assegurar o direito de acessibilidade comunicacional das pessoas surdas, oferecendo um ensino de qualidade por meio de princípios éticos respeito às diferenças individuais, assim como possibilitando a formação de cidadãos críticos, partícipes no processo educacional e social em que estão inseridos.

Um comentário:

José Oeiras disse...

Estive ontem, dia 22 de maio de 20014, no inicio da noite visitando a escola, convidado do meu amigo Josenir Maia (técnico-padagogico). Sempre tiver vontade de conhecer a escola e tive essa oportunidade ontem. Parabéns pelo grandioso Trabalhos de todos (as) que fazem a historia do A.C.
abs
José Oeiras - educador popular.